Projetos

Você está aqui: Entrada Projetos

SÃO NECESSÁRIOS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA REFLORESTAMENTO

CasaO Brasil abriga mais da metade das florestas tropicais do planeta, incluindo a Amazônia e a Mata Atlântica. A cada ano uma área equivalente a mais de nove milhões de campos de futebol é desmatada ou degradada no Brasil devido a conversão em lavoura ou pastagem. A perda de florestas tem grandes impactos climáticos, sócio-econômicos e sobre a biodiversidade e a taxa de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas é apenas uma pequena fração do que está sendo perdido em todo o Brasil a cada ano. A iniciativa Mata no Peito deseja introduzir novos modelos de negócio para o reflorestamento e conservação, por meio do desmatamento evitado, os quais possam demonstrar escala e replicabilidade. Preencher as necessidades de capital de risco inicial é também fundamental para que os projetos sejam adequadamente desenvolvidos e explorem o mercado emergente do financiamento do carbono florestal.

MATA NO PEITO VIABILIZA O CAPITAL INICIAL

PescaO programa Mata no Peito fornecerá financiamento inicial para projetos inovadores que demonstrem uma visão especial de negócios, que demonstrem escala e que possuam o potencial de criar modelos sustentáveis e replicáveis. Os investimentos da Mata no Peito irão financiar a fase inicial de preparação e desenvolvimento do projeto, que poderão viabilizar financiamento dos mesmos por investidores públicos e privados. Todos os projetos terão um componente de financiamento de carbono que viabilizará uma fonte permanente de receitas que ajudará garantir a sustentabilidade econômica dos projetos. O programa será operado como um fundo rotativo, portanto, os projetos deverão reembolsar o investimento inicial para que novos projetos possam ser apoiados.

PROJETOS ELEGÍVEIS

árvores

Os projetos elegíveis são aqueles que visem o reflorestamento de áreas degradadas e a redução no desmatamento, e ao mesmo tempo, forneçam rendimentos alternativos para as comunidades de base-florestal e demonstrem boas práticas de uso sustentável da terra. Enquanto as florestas são o foco, o coração dos projetos deve ser a demonstração das soluções integradas que envolvam as comunidades locais que dependem da floresta para sua água, alimentos e meios de subsistência e convivência. Projetos abordarão questões de sustentabilidade a longo prazo, superando os desafios ambientais, culturais, políticos e sócio-econômicos. Os projetos serão selecionados através de um processo competitivo de envio de propostas.